Desafio Blockchain Cadeia de Suprimentos

Nessa competição você é desafiado a propor protótipos de aplicações de blockchain que revolucionem a cadeia de suprimento (supply chain) da indústria de Óleo & Gás.

As propostas poderão endereçar (a) o registro de fornecedores; (b) financiamento da rede de fornecedores; e (c) o compartilhamento de informações, sempre agregando benefícios aos envolvidos na cadeia de suprimentos.

A competição ocorrerá toda online para oferecer aos estudantes e profissionais de todo o Brasil a oportunidade de mostrarem sua criatividade e habilidades, enquanto aprendem mais sobre essa tecnologia e aprimoram suas ideias concorrendo a prêmios.

Inscrição: Ícone

Inscrição

De 11/09/2018
até 17/10/2018

Clique Aqui »

Edital: Ícone

Submissão

De 09/10/2018
até 17/10/18

Clique Aqui »

Diversos conteúdos educacionais digitais e gratuitos serão disponibilizados durante a competição. Faça sua inscrição imediatamente para ser informado. Estão previstos cursos online, palestras ao vivo e entrevistas que certamente enriquecerão o desenvolvimento de sua proposta.

Curso Grátis "Blockchain: O que todos devem saber"

Curso Grátis "Programação de Contratos Inteligentes"

Transmissões ao Vivo Realizadas sobre o Desafio

Submissão

Submeter o protótipo de uma aplicação de blockchain que revolucione a cadeia de suprimento (supply chain) da indústria de Óleo & Gás é muito simples e deve ser feito até a data limite acima indicada. São exigidas apenas as informações abaixo, mas não deixe de se increver para receber dicas de como tornar a objetividade uma aliada da sua ideia.

  • Título (até 50 caracteres)
  • Descrição (até 300 caracteres)
  • Pitch (link do vídeo de sua apresentação de até 4 minutos)
  • Protótipo (link do vídeo de apresentação do protótipo até 1 minuto)

Premiação

A banca avaliadora - formada por membros da PUC-Rio e da empresa apoiadora do Desafio - escolherá a melhor proposta de aplicação, que ganhará o prêmio de R$5.000,00 (cinco mil reais) em dinheiro.

Vídeos

Dúvidas Frequentes

Qualquer pessoa que não seja funcionário ou prestador de serviço da Petronect ou seus sócios, pode participar e nenhum conhecimento prévio é requerido.

Um dos principais objetivos deste desafio é exatamente formar pessoas capazes de consturir o futuro a partir deste novo paradigma, o blockchain.

Sim, é possível participar em grupo de qualquer tamanho ou até sozinho, no entanto, a submissão da proposta é realizada por um única pessoa e a premiação será entregue a pessoa que realizou a submissão.

Lembrando que a premiação não varia em função do número de participantes do grupo e cabe a quem submeteu definir a divisão dos itens a seu exclusivo critério.

A PUC-Rio formará uma comissão que fará a auditoria do pagamento da premiação, que será realizada pela Petronect diretamente a pessoa que estava identificada no ato da submissão.

Serão considerados os seguintes critérios:

  • grau de inovação da proposta;
  • maior grau de impacto na indústria;
  • aplicabilidade da proposta;
  • qualidade do pitch;
  • clareza da prototipação.
Sim, no entanto, a identificação de soluções similares - previamente existentes - pode resultar em uma menor nota no critério “grau de inovação”.

O pitch é um discurso sucinto com objetivo de despertar o interesse de investidores, clientes e/ou parceiros pelo seu negócio/solução, assim, deve conter as informações essenciais e que o diferenciam, com clareza de comunicação e forte convencimento. Idealmente um pitch deve endereçar:

  • Identificação do problema;
  • Proposta de valor;
  • Público-alvo;
  • Diferenciais x concorrência; - Visão de sustentabilidade/viabilidade do negócio.

O vídeo do pitch pode ser a filmagem de uma apresentação oral, intercalando ou não com elementos visuais (slides, imagens etc.). O importante é a clareza e capacidae de convencimento do valor da proposta.

Faça sua inscrição imediatamente para receber conteúdos que ajudarão no processo de elaboração da sua proposta!

A prototipação pode ser um conjunto de telas ilustradas a mão ou mesmo um primeiro desenvolvimento da aplicação. O importante é que fique claro para a banca avaliadora a solução que está sendo proposta.

Fique tranquilo(a), não existe qualquer pré-conceito quanto ao formato do protótipo, ou seja, as notas não serão influenciadas pelo formato escolhido ou pelo maior ou menor conhecimento técnico, o relevante é que sua proposta saia do plano das ideias e comece a se materializar, aumentando assim a clareza quanto ao proposto e ajudando no convencimento.

Faça sua inscrição imediatamente para receber conteúdos que ajudarão no processo de elaboração da sua proposta!

Não, seu protótipo pode, por exemplo, ser apenas visual, conforme esclarecido no item 6. No entanto, como o objetivo deste desafio é principalmente educacional, apoiaremos os participantes que desejarem colocar a mão na massa e codificar o seu protótipo. Para isso, priorizamos a linguagem de programação Solidity da plataforma Ethereum, mas não existe qualquer obrigação quanto ao uso desta ou de qualquer outra plataforma.

Ethereum é uma plataforma descentralizada que executa contratos inteligentes, que funcionam exatamente como codificados, sem qualquer possibilidade de censura, fraude, indisponibilidade ou interferência de terceiros. Esses são executados em um blockchain, uma infraestrutura global compartilhada, que assegura a imutabilidade dos registros e desta programação. Isso permite aos desenvolvedores repensarem o modo como as coisas funcionam e inventarem coisas nunca antes pensadas, em um ambiente de confiança.

Faça sua inscrição imediatamente para receber conteúdos que ajudarão no aprendizado sobre essa plataforma e linguagem de programação!

Não, no entanto, a Microsoft possui o Azure (http://azure.microsoft.com/pt-br/), um conjunto abrangente de serviços na nuvem para desenvolvedores criarem, implantarem e gerenciarem suas aplicações, usufruindo de uma rede global de datacenters. Dentre estes serviços são oferecidos recursos para desenvolvimento de sua aplicação descentralizada com Ethereum (http://www.ethereum.org/). Esse serviço oferece a possibilidade de criar uma conta experimental, conferindo créditos gratuitos para usar esses serviços.

A banca avaliadora - formada por membros da PUC-Rio e da Petronet - escolherá o vencedor dentre as propostas submetidas. A banca também escolherá o segundo e terceiro lugares. A premiação será entregue integralmente ao primerio lugar. No entanto, serão divulgados publicamente os três primeiros colocados em ordem de classificação com o respectivo nome do responsável pela submissão.

As submissões serão acessadas exclusivamente pelos os membros da banca, que manterão o sigilo sobre os dados dos participantes e sobre a própria aplicação. No entanto, as submissões escolhidas como primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente, serão apresentadas em evento da Petronet, tornado-se de domínio público.

Do ponto de vista financeiro e material somente o primeiro colocado é premiado. No entanto, o segundo e terceiro lugares são reconhecidos publicamente pelo mérito dos seus trabalhos, sem qualquer premiação devida.

Essa competição é organizada pela Coordenação do ECOA PUCRIO, que está vinculada ao Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, contando ainda com a colaboração da Petronect, uma importante parceira, que não tem qualquer responsabildiade sobre a mesma.

O ECOA PUCRIO é uma iniciativa de educação digital, gratuita e democrática da PUC-Rio, que busca ecoar conhecimento através da Internet, impactando um número cada vez maior de pessoas. Saiba mais em www.puc-rio.br/ecoa.

Sim, as palestras estão todas no canal do ECOA PUCRIO no YouTube, organizadas em uma playlist do evento.

O direito autoral é intransferível e no ato da submissão do protótipo de aplicação do blockchain é muito importante que seja informado o(s) autor(es) que participou (aram) desta construção.

A propriedade intelectual do material também é exclusiva de seus autores e esse direito será observado pelos Organizadores (PUC-Rio) e Parceiros (PETRONECT) deste evento.

Tanto a PUC-Rio quanto a PETRONECT poderão divulgar esta iniciativa, os nomes dos autores dos 3 (três) melhores protótipos avaliados, bem como qualquer material vinculado aos mesmos, incluindo, mas não se limitando a imagens, vozes nelas presentes, entrevistas e apresentações (na íntegra ou não).

Não.

Serão observados o direito autoral e a propriedade intelectual do protótipo de aplicação vencedor.

As Partes, se assim entenderem, poderão estabelecer uma relação comercial independentemente desta iniciativa.

Contato

Caso sua dúvida não tenha sido esclarecida com as informações acima expostas, por favor, escreva para ecoapucrio@gmail.com ou ligue para (21) 2540-6915 ramal 137 e teremos o prazer de responder. Obrigado.

As iniciativas do ECOA PUCRIO são gratuitas, digitais e democráticas.
Agradecemos aos nossos parceiros por viabilizar essa ação educacional.

Logo: Petronect