Master in Digital Transformation Logo
Master in Digital Transformation Curso de Especialização em Transformação Digital Pós Graduação Lato Sensu | 360 horas
Formando líderes para a transformação digital
A transformação digital (“TD”) está definitivamente presente na agenda das empresas e acontecendo em um ritmo sem precedentes.

Os profissionais que desejem aproveitar o potencial desta revolução precisam compreender as estratégias, tecnologias, metodologias, modelos e cultura que estão impulsionando essas mudanças.

São muitas as oportunidades e ameaças, mas somente transpassando as fronteiras tradicionais entre a gestão e a tecnologia, esses profissionais estarão preparados para liderar essa transformação digital, promovendo mudanças nos processos de sua empresa e até criando novos modelos de negócio, produtos e serviços.
Tecnologias
Ciência de Dados
Internet das Coisas
Blockchain e Contratos Inteligentes
Inteligência Artificial
Design Thinking
Métodos Ágeis
Lean Startup
Inovação Aberta
Objetivos
• Capacitar líderes em transformação digital.
• Proporcionar intimidade com tecnologias emergentes.
• Fornecer ferramental metodológico para transformação digital.
• Provocar mudança de cultura para a jornada digital.
• Conhecer experiências diversificadas de sucesso e fracasso.
Público-Alvo
Profissionais com nível superior que queiram aproveitar as oportunidades do universo digital para revolucionar seus negócios; jovens profissionais que desejam se preparar para assumir posições de liderança digital; responsáveis por atividades digitais da empresa; profissionais que desejam impulsionar suas carreiras e aprofundar seus conhecimentos.
Estrutura do Curso
O curso é estruturado em 10 (dez) disciplinas online de 36 horas cada:.
* 4 (quatro) disciplinas para fornecer ferramental metodológico e desenvolver competências essenciais para a liderança de projetos de transformação digital, que são realizadas ao vivo, com duração de 4 (quatro) horas, via plataforma de vídeo conferência, permitindo muitas interações e trocas de experiências com os professore e colegas
* 4 (quatro) disciplinas que proporcionam intimidade com tecnologias emergentes, contando com atividades práticas para experimentação das tecnologias e compreensão em maior profundidade, que são realizadas ao vivo, com duração de 4 (quatro) horas, via plataforma de vídeo conferência e diversos recursos de apoio, que permitem um aprendizado dinâmico e muita troca com os professores
* 2 (duas) disciplinas de seminários online, com conteúdos diversificados e enriquecedores, com duração de até 2 (duas) horas, que podem ser assistidos no horário de sua conveniência e muitas vezes ao vivo, fazendo uso de um ambiente de aprendizagem online

Ao longo do curso, o participante deve ainda desenvolver seu projeto de transformação digital, com orientação dos professores.

Encontros presenciais opcionais também são o organizados na PUC-Rio para fortalecer o network entre os participantes e seus professores.
Estrutura do Curso
Objetivo Esta disciplina tem como objetivo apresentar ao aluno caminhos para extrair valor dos dados na sua indústria, o que pode apoiar seus processos de tomada de decisão nesse universo digital e até permitir a criação de novos modelos de negócio, ampliando assim sua capacidade analítica como líder da transformação digital. Ementa Introdução e aplicações de Ciência de Dados; Contextualização, habilidades necessárias, desafios, técnicas e ferramentas relacionadas; Ciclo de um projeto de Ciência de Dados; Conceitos Estatísticos; Tipos de Problemas de Ciência de Dados; Introdução a programação e ferramentas para Ciência de Dados; Boas práticas para aquisição, limpeza e enriquecimento de dados; Análise Exploratória de Dados; Analytics/Insights; Experimentação de aplicações baseadas em dados.

Objetivo Esta disciplina tem por objetivo desenvolver no aluno a percepção de potencialidades de negócios digitais com Internet das Coisas, não apenas do ponto de vista teórico, mas promovendo a experimentação prática do uso desta tecnologia, apresentando uma ampla visão da área, suas complexidades e oportunidades, e abordando aspectos de hardware, software e comunicação. Ementa Conceitos, escopo, definições e visões; Elementos em IoT: redes, dispositivos, programação, dados, etc.; Plataformas para IoT; Modelos e padrões de comunicação sem fio aplicáveis a IoT; Estado da Arte, cenários e aplicações; Implicações e Oportunidades de Negócios; IoT alinhada à estratégia de negócios.

Objetivo Esta disciplina tem como objetivo apresentar a tecnologia blockchain, os sistemas de registros distribuídos (DLT) e os contratos inteligentes, conferindo ainda maior compreensão do mundo das criptomoedas, o que abre a mente destes líderes para futuros modelos de negócio e oportunidade de repensar processos de sua empresa. Ementa Fundamentos do Blockchain; Fundamentos de Contratos Inteligentes; Programação de Contratos Inteligentes; Modelos de Negócio com Contratos Inteligentes; Revisão de Processos com Contratos Inteligentes; Prototipação de Contratos Inteligentes.

Objetivo Esta disciplina tem como objetivo desmistificar a Inteligência Artificial, apresentando e experimentando algoritmos de Aprendizado Automático (Machine Learning) e outras técnicas e tecnologias que estão disponíveis para agregar valor aos modelos de negócio digitais. Será exposto como os métodos de Inteligência Artificial e de Aprendizado Automático contribuiu, contribui e contribuirá para a evolução de diferentes indústrias. Ementa Introdução a Inteligência Artificial e Aprendizado Automático: conceitos, caracterização, soluções e desafios; Aprendizado automático: caracterização dos métodos supervisionados e não-supervisionados; o problema de classificação e de regressão; o problema de agrupamento; Processamento de Linguagem Natural: conceitos, ontologias, tarefas de etiquetagem de classe grammatical (POS-Tagging), reconhecimento de entidades nomeadas (Named Entity Recognition) e de extração de relações (Relation Extraction); Interpretabilidade dos modelos de Aprendizado Automático; Sistemas conversacionais: conceitos, experimentação; - Sistemas de recomendação; Aplicações e casos de estudos de IA.

Objetivo Esta disciplina tem como objetivo capacitar os alunos em metodologias e técnicas que apoiam o desenvolvimento de modelos de negócios digitais para aplicação nas organizações de forma estratégica afim de contextualizá-las na Transformação Digital. Ementa Conceitos Básicos para Inovação Corporativa; Open Innovation; Atores do Ecossistema de Inovação e suas interações; Nova Economia – Impactos da Transformação Digital nas Organizações; Gestão da Inovação nas Organizações Modernas; Plataformas Digitais; Novos Modelos de Negócios; Modelagem de Negócios aplicando conceitos: Design Thinking; Design Sprint; Business Model Canvas; Lean Startup; (PBL) Problem Based Learning e (TBL) Team Based Learning.

Objetivo Esta disciplina tem como objetivo desenvolver o potencial intraempreendedor do aluno equipando-o com técnicas e ferramentas emocionais e cognitivas para essa jornada. Ementa A jornada do fundador/empreendedor; Habilidades e comportamentos empreendedores; Alinhamento de propósito e estratégia; Desmistificação de inovação e criatividade; Proposta Única de Valor; Economia da Atenção; Inteligência Emocional; Tomada de decisão e economia comportamental; Gestão e mindset empreendedor; Técnicas de pitching e argumentação; Conceitos fundamentais de marketing para a empresa inovadora; Modelagem de negócios: Lean Canvas.

Objetivo Esta disciplina tem como objetivo apresentar técnicas e metodologias que estão impulsionando inovações nesse universo digital. Ementa Fundamentos e introdução às metodologias ágeis; conceitos e melhores práticas de Scrum, Lean e Kanban; conceitos de Design Thinking e Design Centrado no Humano; as diferenças entre o Design Thinking e os processos tradicionais; Ensino e Aprendizagem Baseado em Desafios; Vivência de todas as etapas do processo de design thinking e prototipação rápida; novas formas de engajamento e trabalho; experiências e aprendizados da mudança para o mindset digital; gestão da mudança.

Objetivo Esta disciplina tem como objetivo apresentar uma visão de design de experiência centrada no cliente, com técnicas de design que são aliadas do negócio. Ementa Customer Centricity: Definição de Customer Centricity. Da gestão Product-Centric para a Customer-Centric. O cliente como centro da filosofia do negócio. Casos e melhores práticas de empresas centradas no cliente. Reflexões sobre os pilares de Customer Centricity.; Customer Experience Design: Os conceitos de Costumer Experience (CX) e Experience Design (XD). Jornada do Consumidor: princípios, abordagens e mapeamento. Definindo estratégias de experiência do cliente. Customer Personas. Mapa de Empatia. Experiência Ideal do Serviço.; Customer Experience Management: Definição de Custumer Experience Management (CEM). Benefícios da gestão eficiente da experiência do cliente. A metodologia Voice of the Customer (VOC). Customer Insight: as tendências do comportamento. Métricas, medição & ROI.

Objetivo Esta disciplina tem como objetivo apresentar casos de transformação digital e de tecnologias e técnicas impulsionadoras desta transformação, abrindo assim os horizontes do aluno sobre o potencial de realização de sua liderança e inspirando-o a triar do papel o que aprendeu. Essa disciplina conta com uma programação ampla de convidados e diferentes formatos de conteúdo áudio, visual e textual. Ementa Cases de Transformação Digital; Cases de aplicação de Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Blockchain, DLTs e Contratos Inteligentes, dentre outras exploradas nas disciplinas; Cases das Técnicas e Metodologias de Design Thinking, Lean, Kanban, CBL, dentre outras exploradas nas disciplinas; Cases Inspiradores de Empreendedorimos e Inovação; Conhecimentos relevantes da área de Direito, Óleo e Gás e Seguros.

Objetivo Esta disciplina tem como objetivo continuar apresentando casos de transformação digital e de tecnologias e técnicas impulsionadoras desta transformação, dando continuidade ao Seminários Online de Transformação Digital I. Ementa Cases de Transformação Digital; Cases de aplicação de Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Blockchain, DLTs e Contratos Inteligentes, dentre outras exploradas nas disciplinas; Cases das Técnicas e Metodologias de Design Thinking, Lean, Kanban, CBL, dentre outras exploradas nas disciplinas; Cases Inspiradores de Empreendedorimos e Inovação; Conhecimentos relevantes da área de Direito, Óleo e Gás e Seguros.

Ao longo do curso o aluno deve desenvolver um projeto de transformação digital, envolvendo uma das tecnologias apresentadas. Cada aluno será orientado por um dos professores do curso. A entrega deste projeto equivale ao Trabalho de Conclusão de Curso.
Professores
Augusto Cesar Espíndola Baffa, D.Sc
Bruno Grossman
Debora Cardador, D.Sc
Dan S. Reznik, PhD
Gustavo Robichez de Carvalho, D.Sc
Italo Matias, D.Sc.
Marcelo Pereira, D.Sc
Rafael Nasser, D.Sc
Ricardo Yogui, M.Sc
Hugo Fuks, Ph.D
Professores convidados
Alexandre Tenenbaum
Armando Cavanha
Caitlin Molholland
Isabella Frajhof
Larissa Cruz
Reinaldo Marques
Ronnie Paskin
Sargei Bezerra
Vídeos Palestras e Vídeos relacionados
Na mídia
Valor Econômico
Investimento R$1.798,00/mês
Duração 18 Meses
Próximas turmas Início: 22/10/2020, com aulas ao vivo às quintas de 18:30 às 22:30 e sábados de 08:30 às 12:30. Vagas limitadas!
Faça parte da transformação!
Conheça mais detalhes e inscreva-se.
Realização
PUC-Rio
Departamento de Informática PUC-Rio
ECOA