Desafio ECOA PUC-Rio de Inovação Jornalística

O Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e o ECOA, iniciativa de educação digital da Universidade, coordenada pelo seu Departamento de Informática, lançam o Desafio ECOA PUC-Rio de Inovação Jornalística. Ao encontro dos esforços integrados para expandir e democratizar o conhecimento, a iniciativa pioneira propõe aos alunos o desafio de criar e apresentar, no formato de vídeos curtos, ideias inovadoras aplicadas na área jornalística, inspiradas nos debates da 1ª Semana de Jornalismo da PUC-Rio.

Inscrição: Ícone

Inscrição

até 14/06/2019

Clique Aqui »

Na 1ª Semana de Jornalismo da PUC-Rio, a ser realizada entre 27 e 31 de maio de 2019, ocorrerão 17 mesas temáticas inspiradores para os temas dos vídeos.

Clique aqui »

Submissão

O desafio é produzir vídeo, de um a dois minutos, que apresente produção jornalística inovadora em termos de conteúdo, formato e/ou modelo de negócio nos meios digitais.

O conteúdo proposto deve estar afinado com quatro aspectos que serão considerados em sua avaliação:
1. Abordagem inovadora
2. Geração e difusão do conhecimento de maneira integrada no meio digital
3. Novos horizontes da comunicação derivados das tecnologias digitais
4. Qualidade técnica usada na confecção do vídeo

Sua submissão deve ser feita, incluindo seu vídeo, no formato MP4, até a data fixada, pelo link "Sumissão" acima.

Premiação

O vencedor receberá um iPhone XR. As três propostas mais bem-avaliadas pela comissão julgadora terão ainda a possibilidade de estágio remunerado no ECOA. A divulgação do resultado e a cerimônia de premiação estão programadas para o dia 16 de junho. A participação no Desafio está condicionada ao cumprimento das regras estabelecidas no edital acima disponível.

Dúvidas Frequentes

Estudantes de graduação regularmente matriculados no curso de Comunicação Social da PUC-Rio que tenham acompanhado, comprovadamente, pelo menos 4 (quatro) mesas de debates da Semana de Jornalismo da PUC-Rio, entre 27 e 31 de maio de 2019, mediante assinatura das listas de presença. Só serão avaliados trabalhos de candidatos que cumprirem a exigência de participação em pelo menos 4 mesas/debates.

Não. As participações serão individuais. Só será aceita uma submissão por aluno.

A comissão julgadora apreciará os trabalhos de acordo com critérios associados aos campos da comunicação, da inovação, da tecnologia, bem como à integração desses campos dirigida à produção e ao compartilhamento de conhecimento. Também serão considerados aspectos relacionados à apresentação das propostas inovadoras, como a precisão e a adequação da linguagem, a clareza, a criatividade e qualidade técnica empregadas.

Todos os trabalhos (vídeos) enviados podem ser expostos, veiculados e reproduzidos em espaços de caráter educativo ou acadêmico da PUC-Rio, livres de remuneração, autorização ou licença: os autores, para os fins acima descritos, cedem todos os direitos autorais e patrimoniais relativos aos trabalhos. São cedidos, inclusive os direitos sobre imagens e vozes/áudios integrantes dos vídeos inscritos, sem qualquer tipo de compensação ou indenização. Fica assegurada, em caso de veiculação ou citação do trabalho, a menção do respectivo autor.

Não. As produções devem ser inéditas.

Em relação ao conteúdo, o vídeo deve contemplar os seguintes aspectos: a) tema ou assunto discutido na Semana de Jornalismo da PUC-Rio, entre 27 e 31 de maio; b) proposta inovadora dirigida à área do Jornalismo, relacionada a itens como conteúdo, formato, linguagem, compromisso social e modelo de negócio; c) alinhamento entre tecnologias digitais, comunicação e relevância socioeconômica; d) integração de saberes; e) geração e difusão linear de conhecimento; f) desafios e oportunidades profissionais. Tais parâmetros serão considerados na apreciação dos trabalhos pela comissão julgadora.

Essa competição é organizada pelo Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio em parceria com o ECOA PUCRIO, iniciativa de educação digital vinculada ao Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

O ECOA PUCRIO é uma iniciativa de educação digital da PUC-Rio, que busca ecoar conhecimento através da Internet, impactando um número cada vez maior de pessoas. Saiba mais em www.puc-rio.br/ecoa.

Contato

Caso sua dúvida não tenha sido esclarecida com as informações acima expostas, por favor, escreva para ecoapucrio@gmail.com ou ligue para (21) 2540-6915 ramal 137 e teremos o prazer de responder. Obrigado.